Publicações SAD / sad publications

Imagem1.png

Zero discriminação: histórias de vida e as epidemias de hiv – Caderno de Atividades

Camila dos Santos Gonçalves, Daniel Canavese de Oliveira, Mauricio Polidoro (orgs.)
IFRS, UFRGS, UNAIDS, ABRASCO.

ISBN 9786586734423


Assim como uma conversa acompanhada por um bom café, convidamos você e a sua equipe para a imersão em uma experiência de educação permanente em saúde. O propósito é que possamos desvelar algumas especificidades das demandas de saúde através da escuta sensível de narrativas sobre pessoas (con)vivendo com hiv e aids. Os saberes circulam nas vivências e práticas, sendo constituídos por afetos e percepções. Esse material faz parte do curso MOOC “Zero Discriminação”, parceria interinstitucional entre UFRGS, IFRS, UNAIDS e ABRASCO.

Acesse a publicação 

cartilhaeliza.png

Situação da violência contra as populações negra, LGBT, indígena e em situação de rua no sistema único de saúde

Organizadores: UFRGS, IFRS, SES-RS

ISBN: 978-85-9489-147-1

A publicação retrata a situação da violência contra as populações vulneráveis do Sistema Único de Saúde (população negra, LGBT, indígena e em situação de rua) a partir dos dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação  - SINAN, de 2014 a 2017.

Acesse a publicação

mobilizacors.png

Mobilizações: quadrinhos sobre pessoas LGBTQIA+ e o enfrentamento da pandemia da covid-19

IFRS, UFRGS, UNAIDS, ABRASCO.
Pablo Aguiar, Daniel Canavese, Maurício Polidoro, Bruno Kauss (organizadores)​

ISBN 978-65-5950-025-3 (Livro digital)     ISBN 978-65-5950-024-6 (Livro físico)


Mobilizações: quadrinhos sobre pessoas pessoas LGBTQIA+ e o enfrentamento da pandemia da covid-19 apresenta quatro histórias de Lile, Gaia, Breda e Tiê. Essas pessoas são profissionais de saúde, da assistência social, do movimento social e estudantes que homenageiam tantas e tantos que continuam conosco, neste e em outros planos. Essas são pessoas, ao mesmo tempo fictícias e reais, que podem nos servir de inspiração para forjar outras possibilidades de mobilizações no período marcado por desmobilizações. Com apoio financeiro da Organização Pan-Americana da Saúde, essa obra busca apresentar as medidas de saúde pública não-farmacológicas direcionadas a população LGBTQIA+ no enfrentamento da pandemia de Covid-19.
 

Acesse a publicação 

Imagem1.png

Zero Discriminação: contos sobre histórias de vidas e as epidemias de hiv

Contos de Júlia Dantas, ilustrados por Pablo Aguiar. Daniel Canavese & Maurício Polidoro (organizadores)​

IFRS, UFRGS, UNAIDS, ABRASCO.

ISBN 978-65-86734-77-5

Neste livro, a escritora Julia Dantas apresenta cinco contos sobre diferentes histórias de vida que se entrecruzam na temática das epidemias de hiv. Com as ilustrações de Pablo Aguiar, o livro, embora ficcional, permite um aproximações com diferentes realidades, refletidas nos personagens da obra. Após quatro décadas, o estigma e a discriminação ainda constituem os maiores desafios de superação da epidemia.

 

Este curso faz parte das produções do MOOC Zero Discriminação: hiv e aids, disponível na plataforma Lúmina. ​

Acesse a publicação 

saude sexual.png

Saúde Sexual, Direitos Humanos e a Lei

Organização Mundial da Saúde (2015). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Universidade Federal do Paraná.​

ISBN 978-65-86232-36-3

Este relatório demonstra a relação entre saúde sexual, direitos humanos e a lei. Com base em uma revisão de evidências provenientes da saúde pública e uma ampla pesquisa sobre leis de direitos humanos no âmbito internacional, regional e nacional, este relatório mostra como Estados de diferentes partes do mundo podem e têm apoiado a saúde sexual por meio de mecanismos jurídicos e de outros tipos que vão ao encontro de padrões de direitos humanos e suas próprias obrigações para com os direitos humanos.

Acesse a publicação 

Acesse a Ágora de lançamento da publicação no YouTube​

Com meus pares apreendo melhor: uma proposta de encontros de educação sobre direitos sexuais e reprodutivos com mulheres adolescentes em conflito com a Lei

Eliza da Costa Guandet e Daniel Canavese

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

ISBN 978-85-9489-227-0

Esta cartilha busca colaborar com os (as) diversos profissionais, que atuam junto a jovens, no estabelecimento de ações que impactem no desenvolvimento de atitudes saudáveis e responsáveis em relação a sua sexualidade reforçando a auto-estima. Apontando formas de trabalhar a saúde num conceito ampliado, permitindo a execução de ações coletivas que contemplem a proteção, educação e promoção à saúde.

 

 

Acesse a publicação 

boletimwee.png

Boletim Situacional: Os Planos Estaduais de Saúde de 2016 - 2019 e a População LGBT

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Universidade Federal do Paraná.​

ISBN 978-85-9489-183-9

Boletim situacional que descreve e analisa a inserção de temas relacionados a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais​ nos planos estaduais de saúde das Unidades da Federação do Brasil no período de 2016 a 2019.

Acesse a publicação 

Imagem1.png

Educação, saúde e diversidade: dicas para boas práticas em saúde bucal [e-book]

Organizadores: Daniel Canavese de Oliveira, Matheus Neves, Priscila Silva, Lara Yelena Werner Yamaguchi, Maurício Polidoro et. al.

ISBN 978-65-86232-10-3

Esta cartilha tem como objetivo contribuir para a formação de profissionais e a educação permanente das Equipes de Saúde Bucal, abordando as barreiras que dificultam, e até mesmo impossibilitam, o acesso satisfatório de pessoas aos serviços em decorrência do estigma e discriminação em relação à orientação sexual e identidade de gênero.

Acesse a publicação

Imagem1.png

Análise das situações de violência no Rio Grande do Sul : contribuição para o aprimoramento da vigilância em saúde de populações vulneráveis no SUS [e-book]

Organizadores: Maurício Polidoro, Daniel Canavese de Oliveira

ISBN 978-65-86232-04-2

A publicação retrata os tipos de violência nas populações vulneráveis do Sistema Único de Saúde (população negra, LGBT, indígena e em situação de rua) a partir dos dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação  - SINAN, de 2014 a 2017.

Acesse a publicação

Acesse artigos relacionados

laudo.png

Laudo técnico situacional da comunidade Vida Nova: bairro Restinga, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Organizadores: Maurício Polidoro, Felipe Geremia Nievinski, Daniel Canavese de Oliveira

ISBN: 978-85-9489-222-5

Trata-se de um laudo técnico da comunidade Vida Nova, bairro Restinga, abordando a situação da ocupação nas dimensões territoriais, cartoriais, dos domicílios e das pessoas residentes. Registrado como prestação de serviços no IFRS a pedido da Cooperativa Vida Nova.

Acesse a publicação

Untitled 3.png
mini.png

Equidade Étnicorracial no SUS: pesquisas, reflexões e ações em saúde da população negra e dos povos indígenas

Organizadores: Daniel Canavese, Elaine Oliveira Soares, Fernanda Bairros, Maurício Polidoro, Rosa Maris Rosado.

ISBN: 978-85-54329-04-4

DOI: 10.18310/9788554329044

A publicação foi elaborada com o objetivo de criar subsídios para trabalhadores da saúde que lidam cotidianamente com a questão da equidade étnicorracial no SUS. Desta forma é composta por tópicos que abordam as ações desenvolvidas para a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra em Porto Alegre e sobre o panorama dos Povos Indígenas no Brasil no contexto da política de atenção à saúde dos Povos Indígenas na capital gaúcha. Além disso, agrega os trabalhados agraciados com o Prêmio Sony Santos no Simpósio Internacional de Saúde da População Negra, realizado em novembro de 2016, em Porto Alegre e os textos do Seminário Povos Indígenas e Saúde: desafios para a equidade no SUS.

Restinga / Organizadores: Mauricio Polidoro, Endrius Vinicius Prates Fraga, Daniel Canavese. - Porto

Alegre: UFRGS, 2017. 23 p. : il. ISBN 978-85-9489-082-5

O arquivo em baixa qualidade pode ter uma definição muito inferior das imagens.

Atlas das condições socioeconômicas das mulheres: Rio Grande do Sul, Brasil, 2010 / Organizadores: Maurício Polidoro, Daniel Canavese, Gabriela Pôrto - Porto Alegre: UFRGS, IFRS, 2017.
10 p. : il. ISBN 978-85-9489-039-9.

​Clique para acessar.

O arquivo em baixa qualidade pode ter uma definição muito inferior dos mapas.

Atlas de saúde ambiental do Rio Grande do Sul / Organizadores: Daniel Canavese, Maurício Polidoro, Gabriela Pôrto - Porto Alegre: UFRGS, IFRS, 2017.

18 p. : il. ISBN 978-85-9489-041-2

​Clique para acessar.

O arquivo em baixa qualidade pode ter uma definição muito inferior dos mapas.

Anônimas / Organização: Maurício Polidoro et al.; entrevistas e fotografias: Vanessa Lopes Pereira, Abner dos Santos da Silva . - Porto Alegre: UFRGS, IFRS, 2017. 7 p.:il. ISBN 978-85-9489-042-9

​Clique para acessar.

Zines de saúde coletiva; questões de gênero, raça/etnia e diversidade sexual / [recurso eletrônico] / organização: Daniel Canavese de Oliveira, Odaísa Cristiane Faresin, Mauricio Polidoro ; edição: Daniel Canavese de Oliveira, Odaísa Cristiane Faresin; autores e autoras: Daniel Canavesi de Oliveira ... [et al.] – Porto Alegre : Curso de Graduação em Saúde Coletiva, UFRGS, 2016. 71 p. – il. ISBN: em registro.